Alunos do IFS – Campus Itabaiana vence prêmio Aluno Destaque de TI 2019

Gabriel Machado, aluno do curso superior de Ciência da Computação, do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, levou o troféu de Aluno Destaque de TI 2019. Promovida anualmente pela Associação e Gestores de Tecnologia da Informação de Sergipe, a premiação aconteceu durante o 12º e-CIO – Encontro de Gestores de TI do Estado, no Radisson Hotel, em Aracaju.

A premiação é dada a alunos que tenham contribuído de forma efetiva na área da tecnologia da Informação, seja participando de projetos ou desenvolvendo softwares. “É uma honra representar o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, no evento e-CIO 2019. A conquista é um reflexo da minha dedicação e do empenho dos meus orientadores professores Dr. Wanderson Roger Azevedo Dias e Dr. José Aprígio Carneiro Neto, que não mediram esforços para me nortear sempre que precisei. Nós como alunos do Instituto Federal, devemos buscar sempre evolução e alto desempenho na vida acadêmica para trazer cada vez mais resultados positivos para o IFS”, declarou Gabriel.

Para o professor doutor Wanderson Roger Azevedo Dias, um dos orientadores dos projetos desenvolvidos por Gabriel, o prêmio só veio reafirmar o potencial do aluno e que esse é só o primeiro de muitos outros prêmios que ainda virão na carreira do aluno, na área de TI. “Ser reconhecido como Aluno Destaque de TI 2019 pelo CIO-SE é um feito histórico e de muita alegria para todos nós docentes da Coordenadoria de Ciência da Computação, do Campus Itabaiana, do Instituto Federal de Sergipe e mostra que estamos trilhando no caminho certo com os nossos alunos”, ressaltou Wanderson Dias.

Outro orientador, que não esconde o orgulho de acompanhar Gabriel na vida acadêmica, é o professor doutor José Aprígio Carneiro Neto. “Tive a oportunidade e o prazer de ser orientador no seu TCC do curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, onde desenvolvemos o projeto da Casa Inteligente. Um projeto que trouxe para o IFS Itabaiana um registro de software, um registro de marca e futuramente um registro de topologia de circuito”, ressaltou. “Além disso, é um aluno que tem um potencial enorme, que com certeza o fará alcançar todos os seus objetivos profissionais e pessoais”, concluiu.

PROJETOS DESENVOLVIDOS POR GABRIEL

Gabriel foi premiado pela atuação em três projetos no Campus Itabaiana. O primeiro, chamado de DOMOIFS, é um projeto de Casa Inteligente. Nele foi provado que é possível realizar a automação de uma residência usando Arduíno e outros sistemas embargados. Os Sistemas Embargados são usados atualmente para controlar muitos tipos de sistemas e equipamentos. Além da automação, encontra aplicações muito variadas, desde a aviação como controles de voos e radares até a comunicação e o entretenimento, a exemplo de relógios digitais, telefones celulares e videogames.

Outro projeto foi o CALCNETIP; desenvolvido com o objetivo de auxiliar os docentes das disciplinas relacionadas a redes de computadores para obter melhor relação de ensino-aprendizagem com os alunos no assunto de quebra de redes IPv4. OProtocolo de Internet versão 4, é uma numeração que representa um dispositivo em uma rede de roteadores profissionais da Internet, passando por Redes Wireless domésticas e Modens 3G, todo dispositivo requer um endereço IP para se conectar uns com os outros.

O terceiro projeto é uma Calculadora de Resistores, desenvolvido para auxiliar professores e alunos no ensino de eletrônica básica. Na ferramenta é possível calcular diversos resistores diferentes e suas associações.

Publicado em: 26/11/19


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Piblicado em: 26/11/19

Publicidade
FM ITABAIANA - 93,1

© 2016-2019 - Desenvolvido por: Herivelto Silva